SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Las visitas técnico-pedagógicas de Pierre Faure a Brasil para la formación de profesores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

GUTIERREZ, Laurent. A escolha de Pierre Faure como diretor do Instituto Superior de Pedagogia do Instituto Católico de Paris: afirmar posições doutrinais da pedagogia cristã diante da impressão de caos criado por métodos ativos. Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e109.  Epub 13-Sep-2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-109.

A criação do Institut Supérieur de Pédagogie (ISP) do Institut Catholique de Paris (ICP), em 1941, foi um passo importante na história da formação profissional de professores na educação católica francesa. Enquanto alguns a viam como uma oportunidade de participar do aperfeiçoamento pedagógico dos professores através do estudo de métodos ativos, outros preferiram aproveitar esta oportunidade para refletir sobre os fundamentos teológicos do novo movimento educacional do qual eles surgiram. Ao nomear Pierre Faure para a direção pedagógica deste Instituto, o ensino superior católico está mostrando seu desejo de estar o mais próximo possível das práticas pedagógicas que são fiéis à doutrina cristã, em contraponto às descobertas pedagógicas de seu tempo.

Palabras clave : Pedagogia; Católica; Métodos ativos; Nova educação; Pierre Faure; França.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Francés | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Francés ( pdf )