SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21La elección de Pierre Faure como director del Instituto Superior de Pedagogía del Instituto Católico de París: afirmar las posiciones doctrinales de la pedagogía cristiana frente a la impresión de caos suscitada por los métodos activosEl Colegio Santa Cruz como un laboratorio: la perspectiva de Yvon Lafrance (1959- 1962) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

SILVA, Daniele Hungaro da. As visitas técnico-pedagógicas de Pierre Faure ao Brasil para a formação de professores. Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e110.  Epub 13-Sep-2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-110.

O objetivo deste artigo é compreender as visitas técnico-pedagógicas de Pierre Faure para ministrar as Semanas Pedagógicas que ocorreram no Rio de Janeiro e em São Paulo, respectivamente nos anos de 1955 e 1956. Faure foi um padre jesuíta francês que elaborou uma proposta inovadora de Educação Nova Católica: a Pedagogia Personalizada e Comunitária (PPC). A referência de Faure como educador percorreu mundo afora chegando a ser convidado para visitar o Brasil e ministrar as Semanas Pedagógicas promovidas pela Associação de Educação Católica (AEC). As visitas deste educador ao Brasil são aqui compreendidas como um modo de circulação, visto que este conceito, de acordo com Roger Chartier (1992), significa uma série de operações de disseminação de textos escritos em revistas especializadas, falas em congressos ou visitas de educadores em circuitos específicos. Até o momento, é possível afirmar que a pedagogia de Faure tonificou a posição católica no campo escolar brasileiro.

Palabras clave : Educação Nova Católica; Visitas Técnico-Pedagógicas; Pedagogia Personalizada e Comunitária.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )