SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Santa Cruz School as a Laboratory, a perspective of Yvon Lafrance (1959-1962)The reception of the Personalized and Community Pedagogy in Spain in the Franco’s dictatorship. The case of Madrid author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

PINTASSILGO, Joaquim; FRANCO, José Eduardo  and  PINHO, Rita Balsa. A Pedagogia com Personalidade de Pierre Faure: receção em Portugal e estudo de caso. Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e112.  Epub Sep 13, 2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-112.

O presente artigo tem como principal finalidade refletir sobre a receção da pedagogia personalizada e comunitária de Pierre Faure em Portugal a partir dos anos 60 do século XX. Usaremos para tal o caso do colégio de S. Miguel, fundado em Fátima em 1962, e a trajetória do seu primeiro diretor, o padre Joaquim Rodrigues Ventura. Foi o ideário pedagógico de Faure que serviu de fonte de inspiração à construção do projeto educativo do colégio, possibilitando a sua afirmação como paradigma de “escola católica” e como referência de inovação no panorama educativo português.

Keywords : Pedagogia personalizada e comunitária; Pierre Faure; Receção em Portugal.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )