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Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

PINTASSILGO, Joaquim; FRANCO, José Eduardo  y  PINHO, Rita Balsa. A Pedagogia com Personalidade de Pierre Faure: receção em Portugal e estudo de caso. Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e112.  Epub 13-Sep-2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-112.

O presente artigo tem como principal finalidade refletir sobre a receção da pedagogia personalizada e comunitária de Pierre Faure em Portugal a partir dos anos 60 do século XX. Usaremos para tal o caso do colégio de S. Miguel, fundado em Fátima em 1962, e a trajetória do seu primeiro diretor, o padre Joaquim Rodrigues Ventura. Foi o ideário pedagógico de Faure que serviu de fonte de inspiração à construção do projeto educativo do colégio, possibilitando a sua afirmação como paradigma de “escola católica” e como referência de inovação no panorama educativo português.

Palabras clave : Pedagogia personalizada e comunitária; Pierre Faure; Receção em Portugal.

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