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Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

ZAMORA, Sara Ramos  y  ROMERO, Teresa Rabazas. A recepção da Pedagogia Personalizada e Comunitária em Espanha na ditadura de Franco. O caso de Madrid. Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e113.  Epub 13-Sep-2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-113.

O ensino personalizado é uma tendência pedagógica que se originou na França no contexto do pós-guerra da Segunda Guerra Mundial. Surgiu como uma resposta à crise de identidade do sujeito provocada pelos totalitarismos europeus. Na Espanha, a recepção e apropriação dessa tendência pedagógica ocorreram no final dos anos 60 durante a ditadura de Franco, um contexto político muito distante do francês ou do italiano. Será apresentado através dos trabalhos e publicações do Professor de Pedagogia Experimental da Universidade Complutense de Madrid (Espanha), Victor García Hoz; e, por outro lado, por meio da Instituição Teresiana. Este artigo enfoca especialmente este último, expondo as diferentes iniciativas que a organização desenvolveu para formar suas professoras nos princípios pedagógicos da pedagogia de Pierre Faure, bem como na aplicação prática que essas professoras desenvolveram em escolas administradas por TI.

Palabras clave : Educação personalizada e comunitaria; Víctor García Hoz; Instituição Teresiana; Madrid; Franquismo.

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