SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21La recepción de la Pedagogía Personalizada y Comunitaria en España en la dictadura franquista. El caso de Madrid. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

DALLABRIDA, Norberto  y  LEAL, Norma Cecilia Bross. Pedagogia personalizada e comunitária no México: o primeiro curso de verão em Guadalajara (1975). Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e114.  Epub 13-Sep-2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-114.

Este artigo se propõe a compreender o primeiro curso de verão animado pelo padre jesuíta francês Pierre Faure, ocorrido em meados de 1975, na cidade de Gualajara, México. Inicialmente, contextualiza-se a circulação da pedagogia personalizada e comunitária proposta por Pierre Faure na América Latina, particularmente no México. Enfocam-se no texto os principais aspectos pedagógicos explorados por Faure em suas palestras, que constituíram o cerne desse curso. À luz da perspectiva historiográfica de Marta Carvalho, considera-se o curso de verão uma estratégia de circulação da pedagogia personalizada e comunitária. O curso de verão de 1975 foi marcante devido à presença pioneira do padre Faure em Guadalajara, que atraiu educadores do México e de outros países.

Palabras clave : Pedagogia personalizada; Pedagogia comunitária; Pierre Faure; Circulação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )