SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21A recepção da Pedagogia Personalizada e Comunitária em Espanha na ditadura de Franco. O caso de Madrid. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

DALLABRIDA, Norberto  e  LEAL, Norma Cecilia Bross. Pedagogia personalizada e comunitária no México: o primeiro curso de verão em Guadalajara (1975). Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e114.  Epub 13-Set-2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-114.

Este artigo se propõe a compreender o primeiro curso de verão animado pelo padre jesuíta francês Pierre Faure, ocorrido em meados de 1975, na cidade de Gualajara, México. Inicialmente, contextualiza-se a circulação da pedagogia personalizada e comunitária proposta por Pierre Faure na América Latina, particularmente no México. Enfocam-se no texto os principais aspectos pedagógicos explorados por Faure em suas palestras, que constituíram o cerne desse curso. À luz da perspectiva historiográfica de Marta Carvalho, considera-se o curso de verão uma estratégia de circulação da pedagogia personalizada e comunitária. O curso de verão de 1975 foi marcante devido à presença pioneira do padre Faure em Guadalajara, que atraiu educadores do México e de outros países.

Palavras-chave : Pedagogia personalizada; Pedagogia comunitária; Pierre Faure; Circulação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )