SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Local reading books and civility manuals as material culture of Maranhão’s schools to teach reading and becoming‘Quando il Mondo era Roma’: Schoolbooks to Instill Fascism Among Italians Abroad, the Brazilian case (1922-1938) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

WARDE, Mirian Jorge. Adaptações e traduções: cartilhas e livros de leitura “de americanos para filipinos” (início do século XX). Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e118.  Epub Sep 13, 2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-118.

A dominação dos Estados Unidos sobre as Filipinas, iniciada em 1898, foi o primeiro teste do modelo de colonização cultural que adotariam a partir de então em outros territórios. Representa uma modalidade de “relação transnacional” na qual as partes entraram em condições muito desiguais. Uma vez aniquilados os principais focos insurgentes, o governo dos EUA passou a investir pesadamente na escolarização dos filipinos selecionando e ajustando seus padrões educacionais. O artigo interroga os argumentos dos EUA para a dominação e focaliza os livros de leitura e as cartilhas traduzidos e adaptados para os estudantes filipinos como ferramentas primeiras do arsenal cultural utilizado.

Keywords : Livro escolar; Filipinas; Estados Unidos.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )