SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Livros de leituras ou manuais de civilidade como cultura material da escola maranhense para o ensino do ler e do vir-a-ser‘Quando il Mondo era Roma’: livros escolares para fascistizar os italianos no exterior, o caso brasileiro (1922-1938) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

WARDE, Mirian Jorge. Adaptações e traduções: cartilhas e livros de leitura “de americanos para filipinos” (início do século XX). Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e118.  Epub 13-Set-2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-118.

A dominação dos Estados Unidos sobre as Filipinas, iniciada em 1898, foi o primeiro teste do modelo de colonização cultural que adotariam a partir de então em outros territórios. Representa uma modalidade de “relação transnacional” na qual as partes entraram em condições muito desiguais. Uma vez aniquilados os principais focos insurgentes, o governo dos EUA passou a investir pesadamente na escolarização dos filipinos selecionando e ajustando seus padrões educacionais. O artigo interroga os argumentos dos EUA para a dominação e focaliza os livros de leitura e as cartilhas traduzidos e adaptados para os estudantes filipinos como ferramentas primeiras do arsenal cultural utilizado.

Palavras-chave : Livro escolar; Filipinas; Estados Unidos.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )