SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Adaptaciones y traducciones: cartillas y libros de lectura "de estadounidenses a filipinos" (principios del siglo XX)Libros escolares para la escuela primaria italiana a dos lados del Atlántico: el estudio de Libro d’appunti de Giovanni Soli (entre finales del siglo XIX y principios del siglo XX) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

LUCHESE, Terciane Ângela. ‘Quando il Mondo era Roma’: livros escolares para fascistizar os italianos no exterior, o caso brasileiro (1922-1938). Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e119.  Epub 13-Sep-2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-119.

Escolas com marcas étnicas pelo idioma, saberes e modo como operavam se proliferaram no Brasil em fins do século XIX e início do XX. Escolas italianas foram inspecionadas por cônsules ligados ao Ministério das Relações Exteriores desde 1870. A remessa e distribuição de livros foi efetivada por meio de cônsules que, no fascismo, foram centrais. O objetivo é compreender políticas, produção, circulação e distribuição de livros escolares fabricados durante o fascismo para as escolas italianas no exterior, atentando para aqueles que circularam no Brasil entre 1922 até 1938 quando da nacionalização e fechamento das escolas étnicas. Como exemplo, ‘Quando il Mondo era Roma’, livro de “breves notícias sobre um pequeno povo que soube dar ao mundo uma grande civilização” (FASCI ITALIANI, 1932, p. II). A partir da História da Educação e História Cultural foi realizada a análise documental histórica de leis, correspondências, relatórios de cônsules, fotografias, livros escolares e jornais.

Palabras clave : Livros escolares; Fascismo; Escolas italianas no Brasil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )