SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Schoolbooks for the italian elementary school on two sides of the Atlantic: the study of Libro d’appunti by Giovanni Soli (between the end of the 19th century and the beginning of the 20th century)An interrupted experiment: the Colégio Integrado do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (1971) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

D’ALESSIO, Michela. Manuais e livros de texto para os professores italianos da emigração no início do Novecentos. Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e121.  Epub Sep 13, 2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-121.

Na esteira dos primeiros resultados do estudo sobre a relação entre o alfabeto, a emigração e os professores, na circulação transnacional dos saberes e dos livros de leitura, um caminho muito promissor para a pesquisa histórico-educacional diz respeito às políticas migratórias do Estado italiano, especialmente nos primeiros vinte anos do século XX. A contribuição dedica um suplemento de atenção ao segmento de textos publicados para a preparação “muito especial” - política, cultural e educacional dos professores da emigração, em cursos abertos para a sua formação (D’ALESSIO, 2019). O artigo pretende tratar dos manuais específicos que lhes são dirigidos - dos quais o modelo é Il maestro degli emigranti de Cabrini (1912). Os textos e livros pretendiam preparar, com os conhecimentos e orientações necessárias, aqueles que deviam dar uma instrução adequada aos que se viam de saída, pretendiam favorecer o amadurecimento de uma cultura específica no campo da emigração, entre todos os professores da Itália.

Keywords : Emigração italiana; Cultura professoral; Manuais e livros didáticos para os professores.

        · abstract in English | Italian | Spanish     · text in English | Italian     · English ( pdf ) | Italian ( pdf )