SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21An interrupted experiment: the Colégio Integrado do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (1971)The curious history of the first school to graduate a surveyor in the State of Santa Catarina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

FARIA, Ana Carolina Gelmini de. Estratégias de difusão da educação em museus por meio da escrita: a atuação do Museu Histórico Nacional em seu Anais e na Revista do Ensino. Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e062.  Epub Sep 13, 2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-62.

O presente trabalho se propõe refletir, a partir de publicações do autor Roger Chartier, como o mesmo aprofunda a investigação sobre a composição dos textos nas materialidades que os dão a ler, enfatizando aspectos que intencionam a liberdade cerceada do leitor (tais como o autor, as formas tipográficas e os protocolos de leitura). Como aproximação do exercício empírico elejo um texto de uma funcionária do Museu Histórico Nacional, Sigrid Pôrto de Barros, sobre educação em museus que foi publicado em dois suportes diferentes - os Anais do Museu Histórico Nacional e a Revista do Ensino do Rio Grande do Sul - servirá de apoio para a construção da análise. Conclui que o sentido do texto não é indiferente à materialidade do objeto que o comunica, ou seja, a forma transforma o sentido do escrito.

Keywords : História da Cultura Escrita; Museu Histórico Nacional; Revista do Ensino.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )