SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Estrategias de difusión de la educación en museos a través de la escritura: la actuación del Museo Histórico Nacional en su Anales y en la Revista do Ensino“Ciclo de Debates sobre la Educación Brasileña Contemporánea": posiciones en conflicto acerca de la educación en la Universidad Federal de Paraíba (1979) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

CABRAL, Cesar Rogério; DALRI, Julia Cucco  y  HASENACK, Markus. A curiosa história da primeira escola a formar um agrimensor no Estado de Santa Catarina. Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e063.  Epub 13-Sep-2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-63.

A história da formação de agrimensores em Santa Catarina e por extensão no Brasil está dispersa em vários arquivos de instituições públicas e privadas, sendo que uma parte significativa está definitivamente perdida. Em Santa Catarina, os agrimensores registrados vinham de escolas de outros estados ou com diplomas validados de outros países, condição que dificulta o resgate de documentação que aponte o primeiro profissional formado em Santa Catarina. As pesquisas indicam que em 1901 surgiu em Florianópolis o Instituto Technico Commercial e Naval, escola com esta finalidade em Santa Catarina, estabelecendo-se a partir desta, outras instituições que então passaram a formar Agrimensores no Estado.

Palabras clave : Instituto Technico Commercial e Naval; Agrimensura; Frederico Selva.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )