SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21La curiosa historia de la primera escuela en formar a un agrimensor en el Estado de Santa CatarinaEducación a través del deporte en la ciudad de São Paulo (1920-1936) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

MACHADO, Charliton José dos Santos; NUNES, Maria Lucia da Silva  y  MACHADO, Aline Maria Batista. “Ciclo de Debates sobre Educação Brasileira Contemporânea”: posições conflitantes acerca da educação na Universidade Federal da Paraíba (1979). Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e064.  Epub 13-Sep-2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-64.

A partir das noções teórico-metodológicas da Nova História Cultural, especialmente da História do Tempo Presente, objetivou-se analisar as principais ideias, comunicações e intervenções, apresentadas no “Ciclo de Debates sobre a Educação Brasileira Contemporânea”, realizado em 1979, na Universidade Federal da Paraíba. Almejou-se também resgatar a importância desse evento que, em plena ditadura militar, confrontava os ideais antidemocráticos do período, e destacar o papel exercido pela UFPB e o Centro de Educação, no contexto em que já se prenunciavam a defesa da anistia e abertura política. A fonte principal deste estudo foram os Anais do evento, de 1981. Os debates desenvolvidos contemplaram da educação básica à educação superior, e sob uma ótica crítica analisavam os obstáculos e os dilemas da educação brasileira em todas as suas modalidades, mas também buscavam apontar alternativas e mudanças. Portanto, entende-se que o evento assegurou um lugar de protagonismo à UFPB e ao CE naquela conjuntura.

Palabras clave : Ciclo de Debates sobre a Educação Contemporânea; Universidade Federal da Paraíba; História da Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )