SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Education through sports in São Paulo city (1920-1936)Architecture, school culture, and physical education practices: the relevance of patios in Salesian institutions in the early 20th century author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

FRANCA, Denise Medina de Almeida. Afro do Amaral Fontoura: a sistematização de saberes aritméticos para os cursos de formação de professores da Guanabara (1960-1974). Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e066.  Epub Sep 13, 2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-66.

O artigo investiga se o professor Afro do Amaral Fontoura pode ser considerado um expert da matemática escolar em tempos de Escola Nova, bem como os saberes por ele sistematizados no Programa do ensino primário do estado da Guanabara, publicado em 1962. O referencial teórico metodológico utiliza os seguintes conceitos: saberes profissionais, matemática para ensinar, matemática a ensinar e expert. O estudo é norteado pelas questões a seguir: que vestígios nos possibilitam afirmar que Afro do Amaral Fontoura foi um expert para o curso de formação de professores no ensino da matemática, no período de 1950 a 1970, nas séries iniciais, ao propor ideias escolanovistas? Que saberes foram sistematizados e objetivados por Fontoura por meio do Programa de Aritmética do Estado da Guanabara (1961)? Buscando responder a essas indagações, com base em fontes encontradas no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, verificamos que Fontoura se enquadra na categoria de expert da educação no Estado da Guanabara, de modo que possibilitou a sistematização de saberes aritméticos abordados por meio de situações da vida prática.

Keywords : Expert; Sistematização de saberes; Afro do Amaral Fontoura.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )