SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Educación a través del deporte en la ciudad de São Paulo (1920-1936)Arquitectura, cultura escolar y prácticas de educación física: la relevancia de los patios en las instituciones salesianas de principios del Siglo XX índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

FRANCA, Denise Medina de Almeida. Afro do Amaral Fontoura: a sistematização de saberes aritméticos para os cursos de formação de professores da Guanabara (1960-1974). Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e066.  Epub 13-Sep-2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-66.

O artigo investiga se o professor Afro do Amaral Fontoura pode ser considerado um expert da matemática escolar em tempos de Escola Nova, bem como os saberes por ele sistematizados no Programa do ensino primário do estado da Guanabara, publicado em 1962. O referencial teórico metodológico utiliza os seguintes conceitos: saberes profissionais, matemática para ensinar, matemática a ensinar e expert. O estudo é norteado pelas questões a seguir: que vestígios nos possibilitam afirmar que Afro do Amaral Fontoura foi um expert para o curso de formação de professores no ensino da matemática, no período de 1950 a 1970, nas séries iniciais, ao propor ideias escolanovistas? Que saberes foram sistematizados e objetivados por Fontoura por meio do Programa de Aritmética do Estado da Guanabara (1961)? Buscando responder a essas indagações, com base em fontes encontradas no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, verificamos que Fontoura se enquadra na categoria de expert da educação no Estado da Guanabara, de modo que possibilitou a sistematização de saberes aritméticos abordados por meio de situações da vida prática.

Palabras clave : Expert; Sistematização de saberes; Afro do Amaral Fontoura.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )