SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Afro do Amaral Fontoura: la sistematización del conocimiento aritmético para los cursos de formación de profesores de GuanabaraMarchas y contramarchas de la educación técnica durante el tercer gobierno peronista (1973-1976) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

LIMA, Diego Ferreira  y  GOIS JUNIOR, Edivaldo. Arquitetura, cultura escolar e as práticas de educação física: a relevância dos pátios em instituições salesianas no início do Século XX. Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e067.  Epub 13-Sep-2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-67.

A presente pesquisa teve como objetivo analisar a representação do pátio como constituinte do espaço escolar de estabelecimentos educacionais salesianos, em específico, o Colégio Salesiano Santa Rosa e o Liceu Coração de Jesus. Em um recorte temporal pertinente às primeiras décadas do século XX, a pesquisa documental teve como fontes: anuários, livros de registro e fotografias. A análise dos dados permitiu observar que nos pátios salesianos as práticas de educação física estavam muito presentes, e envolvidas em um processo de inter-relação entre diferentes culturas escolares marcadas por pedagogias modernas e um projeto educacional católico.

Palabras clave : História das instituições escolares; Arquitetura escolar; Educação Física.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )