SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Arquitectura, cultura escolar y prácticas de educación física: la relevancia de los patios en las instituciones salesianas de principios del Siglo XXLiteratura pedagógica y escolarización de la infancia: los buenos moldes de enseñanza de la “caja de utensilios” índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

D'ASCANIO, Gabriela Andrea. Marchas e contramarchas da educação técnica durante o terceiro governo peronista (1973-1976). Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e068.  Epub 13-Sep-2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-68.

Este artigo reconstrói os altos e baixos da educação técnica nacional entre 1973 e 1976. São analisados os discursos e projetos de reforma do sistema educacional e as ações do Conselho Nacional de Educação Técnica (CONET). Desenvolve-se a hipótese de que, apesar da presidência do CONET ter estado a cargo do mesmo governante ao longo do período, dois momentos distintos podem ser observados. Durante o mandato de Taiana como Ministra da Educação, houve um interesse especial na articulação da educação e do trabalho, no desenvolvimento de inovações institucionais e na introdução de mudanças na estrutura curricular do nível técnico médio. Após a morte do Presidente Perón e a substituição deste governante, as preocupações de controle e disciplina centraram as atenções, limitando o âmbito dos projetos transformadores relacionados com a oferta educativa do CONET. A base empírica do texto é composta por documentação oficial e fontes jornalísticas.

Palabras clave : Educação Técnica Nacional- CONET- Peronismo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español | Inglés     · Español ( pdf ) | Inglés ( pdf )