SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Literatura pedagógica e escolarização da infância: os bons moldes de ensino da “caixa de utensílios”Sertões: histórias e memórias da educação e da cultura do povo sertanejo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

SILVA, Eduardo Cristiano Hass da  e  GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi Santos. Uma cartografia do Ensino Comercial: pesquisas recentes sobre Brasil, Itália, Portugal e Espanha (2008-2017). Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e078.  Epub 13-Set-2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-78.

Este artigo resulta de uma investigação do tipo revisão de literatura, tendo como objetivo produzir uma cartografia sobre o Ensino Comercial, localizando, sistematizando e analisando trabalhos produzidos sobre Itália, Portugal, Espanha e Brasil. Metodologicamente, recorremos à revisão de literatura como uma forma de circunscrever o tema “Ensino Comercial” e analisar algumas das produções que o tematizam. Optamos por selecionar trabalhos que estejam diretamente relacionados ao assunto, fazendo a leitura integral, a sistematização e a análise desses textos. Foram analisados artigos, livros, dissertações e teses brasileiras, bem como estudos produzidos nos/sobre os demais países investigados. Os resultados apontam que, no caso brasileiro, prevalecem produções decorrentes de pesquisas de mestrado, voltadas para instituições específicas, com a ausência de estudos gerais sobre o tema. Em relação aos estudos produzidos em/sobre Itália, Portugal e Espanha, identificamos trabalhos que analisam o Ensino Comercial de forma geral, oferecendo indicações metodológicas e temáticas para os pesquisadores brasileiros.

Palavras-chave : Ensino Comercial; História da Educação Contábil; Ensino Técnico em Contabilidade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )