SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Sertões: histórias e memórias da educação e da cultura do povo sertanejoImpressos estudantis secundaristas como fonte para a História da Educação: potencialidades e desafios no processo de produção de um repertório sobre o Sul de Mato Grosso (Brasil) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

SILVA, José Cláudio Sooma  e  MELO, Victor Andrade de. A Federação Escolar de Escoteiros e a Federação Escolar de Bandeirantes: notas para pensar a educação primária na cidade do Rio de Janeiro em finais dos anos 1920. Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e080.  Epub 13-Set-2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-80.

Consagrando uma aproximação que já vinha se estabelecendo entre alguns educadores que propugnavam a ideia de “renovação escolar” e as propostas do escotismo, na Reforma da Instrução, aprovada em 1928, tendo Fernando de Azevedo como Diretor Geral, foram criadas a Federação Escolar de Escoteiros e a Federação Escolar de Bandeirantes na cidade do Rio de Janeiro. Este artigo objetiva analisar alguns pontos de vista e aspectos referentes à operacionalização dessas propostas, utilizando como fontes periódicos e a legislação educacional. Discutimos como a concepção e o funcionamento das Federações se articularam com a compreensão de que a necessidade de organizar, disciplinar e harmonizar o cotidiano citadino deveria corresponder a uma (re)significação dos saberes e práticas da escolarização primária.

Palavras-chave : História da Educação; Escotismo; História da Cidade do Rio de Janeiro.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )