SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Federación Escolar de Scouts y Federación Escolar de Guidismo: apuntes para pensar la educación primaria en la ciudad de Río de Janeiro a fines de la década de 1920El proceso de transferencia de la Facultad de Farmacia al ámbito federal y la creación de la Universidad Federal de Ouro Preto (Minas Gerais, Brasil) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

MOREIRA, Kênia Hilda  y  GALVAO, Ana Maria de Oliveira. Impressos estudantis secundaristas como fonte para a História da Educação: potencialidades e desafios no processo de produção de um repertório sobre o Sul de Mato Grosso (Brasil). Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e081.  Epub 13-Sep-2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-81.

Apresenta reflexões metodológicas decorrentes da experiência de repertoriar a imprensa periódica estudantil, como fonte potencial de pesquisas para a História da Educação, a partir dos procedimentos de localização e da análise de 10 impressos estudantis de nível secundário, produzidos no sul de Mato Grosso, entre 1934 a 1998. A análise dos elementos materiais de produção permitiu algumas conjecturas interpretativas sobre o repertório em questão. Como categorias temáticas levantamos: Cultura estudantil; instituição escolar secundária; feminismo/mulher; e cinema e educação, cientes de que os impressos, como fonte, permitem muitas outras. O largo tempo que abrange esse repertório apresenta a vantagem de poder investigar as mudanças e as permanências em torno da produção e das temáticas elencadas nos referidos impressos.

Palabras clave : Repertório de fontes; Ensino Secundário; Imprensa estudantil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )