SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Prensa del estudiante de secundaria como fuente para la Historia de la Educación: potencialidades y desafíos en el proceso de producción de un repertorio sobre el Sur de Mato Grosso (Brasil)La presencia de la ideología de la nueva escuela en las primeras décadas del siglo XX en la educación rusa después de la revolución socialista: ¿adaptación o superación de ideas y prácticas educativas? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

PAULA, Leandro Silva de. O Processo de federalização da Escola de Farmácia e a criação da Universidade Federal de Ouro Preto (Minas Gerais, Brasil). Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e082.  Epub 13-Sep-2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-82.

Discorrer acerca da criação da Universidade Federal de Ouro Preto (1969) e analisar o papel da Escola de Farmácia nesse processo é o intuito deste artigo. Através de pesquisa bibliográfica e de ampla investigação documental realizada no Arquivo Histórico da instituição corrobora-se que o curso farmacêutico de Ouro Preto além de ser pioneiro e de se manter perene na cidade de Ouro Preto desde o século XIX, também exerceu papel primordial na criação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), sendo um centro de referência e expansão educacional na região antes mesmo do seu processo de federalização e mesmo após a sua incorporação à UFOP.

Palabras clave : Escola de Farmácia de Ouro Preto; Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Federalização do ensino superior; Educação em Minas Gerais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )