SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Between education, health and religion: Antônio de Almeida Lustosa and the educational care for the health of children and families in Pará (1935)Repercussions of the civil wars in Colombia on the public education system, 19th century author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

RODRIGUES, Melânia Mendonça; LIMA, Niédja Maria Ferreira de  and  SILVA, Vívia de Melo. Instituições públicas de formação da juventude campinense (1950-1960): democratização ou elitização?. Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e085.  Epub Sep 13, 2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-85.

Tratando de duas instituições públicas de ensino secundário de Campina Grande-PB, o Colégio Estadual da Prata (1953) e a Escola Normal Estadual (1960), o artigo discute o prestígio social das duas instituições, destacando as solenidades de inauguração dos prédios e o alunado de cada uma delas, nas respectivas primeiras décadas de funcionamento. Os achados provêm de matérias veiculadas em jornais do estado, bem como das fichas individuais dos alunos, disponíveis nos arquivos das instituições. A cobertura jornalística e a dimensão política das solenidades de inauguração dos prédios constituem forte indício do prestígio social do Colégio Estadual e da Escola Normal. Já o seu alunado foi constituído de jovens (rapazes e moças) oriundos de família tradicionais da elite campinense e regiões circunvizinhas. Tais achados permitem considerar que a trajetória das instituições, no período aqui analisado, evidencia a tensão entre elitização e democratização do ensino secundário campinense, nas décadas de 1950-1960.

Keywords : Ensino secundário em Campina Grande (1950-1960); Colégio Estadual da Prata; Escola Normal Estadual de Campina Grande.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )