SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Public institutions of education for the youth of Campina Grande (1950-1960): democratization or elitism?“We are nationalizing!”: the schools of the Lutheran Church - Missouri Synod in Rio Grande do Sul and the Nationalization Campaign of the Teaching of the New State author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

PICO, Roger Pita. Repercussões das guerras civis na Colômbia no sistema de ensino público, século 19. Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e086.  Epub Sep 13, 2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-86.

O objetivo deste artigo é examinar o impacto das guerras civis do século XIX em escolas primárias e escolas secundárias na Colômbia através da destruição de salas de aula e ocupação de tropas, repressão política e recrutamento militar de alunos e professores, e, da mesma forma, aprofundar a análise das repercussões na interrupção do trabalho escolar e no ritmo de aprendizagem, além das oscilações marcantes nos níveis de cobertura. A intenção é preencher uma lacuna historiográfica, já que os poucos estudos sobre educação na Colômbia no século XIX se concentraram em demonstrar os avanços do setor em tempos de paz. Mais do que descrever as devastações da guerra, este trabalho também registrou os esforços e sacrifícios para manter os serviços educacionais ativos, mesmo em meio à turbulência política e confronto militar. Neste sentido, importa destacar a iniciativa de apoio a alguns professores, o contributo de alguns funcionários públicos, a mobilização do clero a nível paroquial e o esforço conjunto das diferentes instâncias do governo nacional, provincial e local com vista para garantir alguns recursos no meio do estado de devastação generalizada.

Keywords : Colômbia; Escolas primárias; Escolas secundárias; Guerras civis; Século XIX.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Spanish     · English ( pdf ) | Spanish ( pdf )