SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Repercusiones de las guerras civiles en Colombia en el sistema de instrucción pública, siglo XIXLa experiencia de producir fuentes orales para la Historia de Instituciones Escolares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

MARLOW, Sergio Luiz. “Estamos nos nacionalizando!”: as escolas da Igreja Luterana - Sínodo de Missouri no Rio Grande do Sul e a Campanha de Nacionalização do Ensino do Estado Novo. Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e087.  Epub 13-Sep-2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-87.

O presente artigo busca compreender o processo de nacionalização do ensino proposto pelo Estado Brasileiro e sua relação com as escolas da Igreja Luterana - Sínodo de Missouri, ao final da década de 1930. Apesar de o sínodo entender não ser da esfera de sua atuação, na área educacional, a questão da defesa de uma cultura germânica, e de estar se nacionalizando, tais entendimentos não eram tão evidentes especialmente junto à secretaria de educação e saúde do Rio Grande do Sul que, no mínimo, suspeitava e empregava vigilância sobre o sínodo. Por fim, se por um lado, o sínodo afirmava estar em processo de nacionalização, por outro, várias escolas do sínodo foram fechadas por não conseguirem cumprir as normas da nacionalização do ensino.

Palabras clave : Nacionalização do Ensino; Escolas Luteranas; Sínodo de Missouri.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )