SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21La experiencia de producir fuentes orales para la Historia de Instituciones EscolaresLa presencia del método intuitivo en la instrucción pública en Paraná: diálogos con la Revista A Escola (1906-1910) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

COSTA, Suenya do Nascimento  y  COSTA, Jean Carlo de Carvalho. O reposicionamento político do Barão de Abiahy nos debates educacionais do fim do Império e início da República. Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e089.  Epub 13-Sep-2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-89.

Este artigo demonstra como Silvino Elvídio Carneiro da Cunha - o barão do Abiahy, figura atuante da elite política na Paraíba e representante do partido conservador, permaneceu monarquista até as vésperas da proclamação republicana, aderindo ao novo regime estabelecido e ajustando seu discurso envolvendo as reformas educacionais para continuar em condições de controle político. Com a República, alguns sujeitos do final do século XIX reposicionaram suas ideias sobre elementos centrais da instrução. Estas discussões, como parte das concorrências políticas, encontravam-se, sobretudo, nos jornais e nos relatórios presidenciais. Percebe-se uma concepção adesista e liberal em vários momentos como: defesa da instrução para os ingênuos, ideário do Ensino Livre e criação de aulas noturnas para o público adulto trabalhador. Assim, constata-se o caráter adesista na atuação do barão de Abiahy, que representava a redefinição do jogo político em período caracterizado pela coexistência de posicionamentos diante do ordenamento educacional, político e social.

Palabras clave : Debates educacionais; Adesismo; Cultura política.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )