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Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

COSTA, Suenya do Nascimento  e  COSTA, Jean Carlo de Carvalho. O reposicionamento político do Barão de Abiahy nos debates educacionais do fim do Império e início da República. Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e089.  Epub 13-Set-2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-89.

Este artigo demonstra como Silvino Elvídio Carneiro da Cunha - o barão do Abiahy, figura atuante da elite política na Paraíba e representante do partido conservador, permaneceu monarquista até as vésperas da proclamação republicana, aderindo ao novo regime estabelecido e ajustando seu discurso envolvendo as reformas educacionais para continuar em condições de controle político. Com a República, alguns sujeitos do final do século XIX reposicionaram suas ideias sobre elementos centrais da instrução. Estas discussões, como parte das concorrências políticas, encontravam-se, sobretudo, nos jornais e nos relatórios presidenciais. Percebe-se uma concepção adesista e liberal em vários momentos como: defesa da instrução para os ingênuos, ideário do Ensino Livre e criação de aulas noturnas para o público adulto trabalhador. Assim, constata-se o caráter adesista na atuação do barão de Abiahy, que representava a redefinição do jogo político em período caracterizado pela coexistência de posicionamentos diante do ordenamento educacional, político e social.

Palavras-chave : Debates educacionais; Adesismo; Cultura política.

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