SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21The political repositioning of the Baron of Abiahy in the educational debates of the end of the Empire and beginning of the RepublicRevisiting the controversy over race, eugenics and Physical Education in the work of Fernando de Azevedo: a new view on miscegenation and its role in building a nation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

HONORATO, Tony  and  SILVA, Rosiclea Rodrigues da. Método intuitivo na instrução pública paranaense: diálogos com a Revista A Escola (1906-1910). Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e090.  Epub Sep 13, 2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-90.

Neste artigo, discorre-se sobre a presença do Método Intuitivo na Instrução Pública Paranaense divulgada pela Revista A Escola (1906-1910). Para tanto, foram usadas as edições da Revista A Escola: Revista do Gremio dos Professores Publicos do Paraná. As premissas do texto estão ancoradas nas discussões respaldadas em autores que pesquisam sobre o Método Intuitivo, como Valdemarin (2004) e Schelbauer (2003), e em autores que pesquisam a imprensa pedagógica, como Catani (1996), Carvalho (1998), Bastos (2002) e Rodrigues e Biccas (2015). A questão fundamental foi identificar e analisar as discussões feitas pelos colaboradores da Revista A Escola (1906-1910) acerca do Método Intuitivo. Como resultado, pôde-se considerar que o Método Intuitivo teve espaços nas políticas para a Instrução Pública Paranaense e que os colaboradores da Revista A Escola usaram dessa imprensa para disseminar as ações que estavam sendo feitas, conectadas com a concepção de escola moderna para a época.

Keywords : Método Intuitivo; Instrução Pública Paranaense; Imprensa Pedagógica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )