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Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

ROSA, Alexandre Machado  e  NUNES, Everardo Duarte. Revisitando a controvérsia sobre raça, eugenia e Educação Física na obra de Fernando de Azevedo: uma nova visão sobre miscigenação e seu papel na construção de uma nação. Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e122.  Epub 13-Set-2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-122.

Dentro da leitura polêmica sobre a relação entre Fernando de Azevedo, a eugenia, raça, miscigenação e a institucionalização da Educação Física, este artigo revisita e analisa se suas ideias são, de fato, associadas a um projeto eugênico e racista de nação, buscando compreender as relações entre o mito da regeneração social por meio da Educação Física, da educação escolar e da higiene sanitária. Para isso, foi utilizada a revisão bibliográfica, investigando-se como o tema raça é abordado principalmente nas obras Da Educação Física (primeira edição de 1920 e terceira edição de 1964) e A cultura brasileira (1943; 1960), escritas por Fernando de Azevedo em tempos distintos e contextos políticos contraditórios que estão situados em fases que denotam embates, aproximações e distanciamentos entre os intelectuais ligados ao pensamento social e científico na Primeira República (1889-1930).

Palavras-chave : Educação; Educação Física; Eugenia.

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