SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Revisiting the controversy over race, eugenics and Physical Education in the work of Fernando de Azevedo: a new view on miscegenation and its role in building a nationWon’t the Brazilian Athens deserve a "Wedding Cake"? A building for the Maranhão Public Library author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

COSTA, Célio Juvenal  and  VERSOLATTO, Giovana Cardoso. Barroco e educação em Portugal no Século XVII: Josefa de Óbidos. Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e123.  Epub Sep 13, 2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-123.

O objetivo deste artigo é identificar de que forma o Barroco contribuiu para educação de Portugal no século XVII, por meio das obras de Josefa de Óbidos. Nossa hipótese é que o Barroco tenha sido um dos elementos do processo educacional do período, por cumprir com o propósito formativo à época. Para isso analisamos algumas das obras da referida artista, com o propósito de investigarmos as premissas incutidas nas imagens, para identificarmos os artifícios de persuasão ou condução, que corroboraram para o processo educacional do fiel/súdito. Concluímos que os elementos estilísticos do Barroco, viabilizaram às obras de Josefa um caráter diretivo, que contribuiu para a condução dos fiéis/súditos à experiência e aprendizado da fé católica e, portanto, à perpetuação e conservação deste credo.

Keywords : Barroco; Josefa de Óbidos; Educação no Século XVII.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )