SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Revisitando la controversia sobre raza, eugenesia y Cultura Física en la obra de Fernando de Azevedo: una nueva visión sobre el mestizaje y su rol en la construcción de una nación¿Y no se merece la Atenas brasileña una “Tarta de Bodas”? Un edificio para la Biblioteca Pública de Maranhão. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

COSTA, Célio Juvenal  y  VERSOLATTO, Giovana Cardoso. Barroco e educação em Portugal no Século XVII: Josefa de Óbidos. Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e123.  Epub 13-Sep-2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-123.

O objetivo deste artigo é identificar de que forma o Barroco contribuiu para educação de Portugal no século XVII, por meio das obras de Josefa de Óbidos. Nossa hipótese é que o Barroco tenha sido um dos elementos do processo educacional do período, por cumprir com o propósito formativo à época. Para isso analisamos algumas das obras da referida artista, com o propósito de investigarmos as premissas incutidas nas imagens, para identificarmos os artifícios de persuasão ou condução, que corroboraram para o processo educacional do fiel/súdito. Concluímos que os elementos estilísticos do Barroco, viabilizaram às obras de Josefa um caráter diretivo, que contribuiu para a condução dos fiéis/súditos à experiência e aprendizado da fé católica e, portanto, à perpetuação e conservação deste credo.

Palabras clave : Barroco; Josefa de Óbidos; Educação no Século XVII.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )