SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Baroque and Education in Portugal in the Seventeenth Century: Josefa de ÓbidosEditora Vozes: one of the representative instances of the educational heritage of the Franciscans in the history of the Brazilian press author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

CASTRO, Cesar Augusto; FURTADO, Luciana Nathalia Morais  and  CASTELLANOS, Samuel Luis Velázquez. E não merecerá a Athenas Brasileira um “Bolo de Noiva”? Um prédio para a Biblioteca Pública do Maranhão. Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e124.  Epub Sep 13, 2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-124.

Tratamos neste artigo da trajetória da Biblioteca Pública no Maranhão com destaque para as reivindicações para a construção de um prédio definitivo para alojar o seu acervo e atender seus leitores. Em princípio, tratamos de situar a Biblioteca no período imperial, depois, abordamos os debates estabelecidos na República e, em seguida, a construção da sua edificação permanente. Para tanto, utilizamos fontes documentais diversas com destaque para os relatórios dos seus diretores, analisados a partir da História Cultura. Concluímos que a construção do prédio da instituição se constituiu em um movimento que tem a sua gênese na sua criação e se encerra na década de 1950, quando é edificado e entregue à sociedade maranhense o prédio que a biblioteca desde então ocupa em São Luís.

Keywords : História da Biblioteca; Biblioteca do Maranhão; Edifício da Biblioteca.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )