SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Won’t the Brazilian Athens deserve a "Wedding Cake"? A building for the Maranhão Public LibraryLa Nouvelle Histoire and the resurgence of Local History: contributions to research in the History of Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

SOUZA, Cleonice Aparecida de  and  GILZ, Claudino. Editora Vozes: uma das instâncias representativas do patrimônio educativo dos franciscanos na história da imprensa brasileira. Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e125.  Epub Sep 13, 2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-125.

O objeto dessa investigação é a Editora Vozes, fundada pelos Franciscanos em Petrópolis (RJ), ano 1901. Objetiva analisar a referida editora como uma das instâncias representativas do patrimônio educativo dos Franciscanos na trajetória da imprensa brasileira. Alinhado a isso, visa levantar fontes documentais a respeito dos fatos que mobilizaram tais religiosos a fundar a editora, a editar e a publicar obras com escopo cultural, religioso, didático-educacional, literário e científico. A pesquisa é de natureza qualitativa a privilegiar uma revisão da literatura sobre a imprensa no Brasil e a trajetória histórica dessa editora. Em face á abordagem de Chartier (2003), os resultados preliminares atentam para estratégias editoriais que produzem sistemas de apreciação, classificando culturalmente os produtos da imprensa. A análise desenvolvida sinaliza para a divulgação e a defesa de algumas prerrogativas da Igreja Católica frente às proposições de um Estado laico estabelecido pelo regime republicano nas primeiras décadas do século XX.

Keywords : Editora Vozes; História da educação; Franciscanos.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )