SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21¿Y no se merece la Atenas brasileña una “Tarta de Bodas”? Un edificio para la Biblioteca Pública de Maranhão.La Nouvelle Histoire y el resurgencia de la Historia Local: contribuciones a la investigación en la Historia de la Educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

SOUZA, Cleonice Aparecida de  y  GILZ, Claudino. Editora Vozes: uma das instâncias representativas do patrimônio educativo dos franciscanos na história da imprensa brasileira. Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e125.  Epub 13-Sep-2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-125.

O objeto dessa investigação é a Editora Vozes, fundada pelos Franciscanos em Petrópolis (RJ), ano 1901. Objetiva analisar a referida editora como uma das instâncias representativas do patrimônio educativo dos Franciscanos na trajetória da imprensa brasileira. Alinhado a isso, visa levantar fontes documentais a respeito dos fatos que mobilizaram tais religiosos a fundar a editora, a editar e a publicar obras com escopo cultural, religioso, didático-educacional, literário e científico. A pesquisa é de natureza qualitativa a privilegiar uma revisão da literatura sobre a imprensa no Brasil e a trajetória histórica dessa editora. Em face á abordagem de Chartier (2003), os resultados preliminares atentam para estratégias editoriais que produzem sistemas de apreciação, classificando culturalmente os produtos da imprensa. A análise desenvolvida sinaliza para a divulgação e a defesa de algumas prerrogativas da Igreja Católica frente às proposições de um Estado laico estabelecido pelo regime republicano nas primeiras décadas do século XX.

Palabras clave : Editora Vozes; História da educação; Franciscanos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )