SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Editora Vozes: one of the representative instances of the educational heritage of the Franciscans in the history of the Brazilian pressThe Student Youth and Authoritarianism in the Eyes of the Triângulo Mineiro Press (1964-1969) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

FERREIRA, Elenice Silva. La Nouvelle Histoire e o ressurgimento da História Local: contribuições para a pesquisa em História da Educação. Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e126.  Epub Sep 13, 2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-126.

O presente texto discorre acerca do debate teórico-metodológico na questão da produção historiográfica em nível local/regional sem perder de vista a sua relação com o global. Trata-se de uma postura teórica-metodológica que se generalizou por meio da chamada Escola dos Annales, sobretudo em sua terceira geração, possibilitando a abertura de novas fronteiras interpretativas, de modo a promover outras vias para as pesquisas no campo da História, em especial, da História da Educação. Nessa perspectiva, a escrita da história da educação na dimensão local não deixa de reconhecer o município como instituição com vida própria, entretanto articulado com as ações políticas e educacionais em nível nacional/global, rompendo com a dicotomia entre o local e o global, posto que um está contido no outro. O texto é resultado de uma pesquisa que buscou investigar as políticas públicas de educação do município de Vitória da Conquista-Bahia, no período entre 1945 e 1963, e as mudanças ocorridas na educação local decorrentes dessas.

Keywords : História Local; História da Educação; Annales; Município.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )