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Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

SA, Jauri dos Santos  y  WERLE, Flávia Obino Corrêa. A nova pedagogia e a modernização da arquitetura escolar no Rio Grande do Sul (1937-1945): O G.E. Silveira Martins de Bagé/RS. Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e129.  Epub 13-Sep-2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-129.

O presente texto é uma abordagem da modernização da rede pública escolar do Rio Grande do Sul sob o olhar da arquitetura, alicerçado em dois eixos: análise histórica e análise de forma e espaço. O primeiro explora o assunto a partir das reformas na educação e das demandas centralizadoras da Era Vargas, examinando a arquitetura escolar à luz dos princípios da Escola Nova. O segundo traz à pauta a perspectiva da análise gráfica e explora o edifício mediante diagramas interpretativos. Sistematizados a partir do projeto do Grupo Escolar Silveira Martins, de Bagé/RS, contemplam itens, como: perímetro, acessos, circulação, setorização e composição. Os dados evidenciam que a modernização pedagógica que ocorreu nos grandes centros se fez sentir em solo rio-grandense em um período que representou a concretização das políticas de expansão. O conjunto de critérios permitiu identificar algumas estratégias projetuais, como: marco arquitetônico, uso de formas geométricas e aproximação aos princípios da arquitetura moderna.

Palabras clave : Grupos escolares; Arquitetura; Rio Grande do Sul.

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