SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Magistério Público no Brasil: remuneração e primeiros ensaios estatutáriosFundamentos do Compêndio de Pedagogia de Marciano Pontes (1872): a educação prepara o homem para duas existências sucessivas, uma na terra outra no céo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

SA, Jauri dos Santos  e  WERLE, Flávia Obino Corrêa. A nova pedagogia e a modernização da arquitetura escolar no Rio Grande do Sul (1937-1945): O G.E. Silveira Martins de Bagé/RS. Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e129.  Epub 13-Set-2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-129.

O presente texto é uma abordagem da modernização da rede pública escolar do Rio Grande do Sul sob o olhar da arquitetura, alicerçado em dois eixos: análise histórica e análise de forma e espaço. O primeiro explora o assunto a partir das reformas na educação e das demandas centralizadoras da Era Vargas, examinando a arquitetura escolar à luz dos princípios da Escola Nova. O segundo traz à pauta a perspectiva da análise gráfica e explora o edifício mediante diagramas interpretativos. Sistematizados a partir do projeto do Grupo Escolar Silveira Martins, de Bagé/RS, contemplam itens, como: perímetro, acessos, circulação, setorização e composição. Os dados evidenciam que a modernização pedagógica que ocorreu nos grandes centros se fez sentir em solo rio-grandense em um período que representou a concretização das políticas de expansão. O conjunto de critérios permitiu identificar algumas estratégias projetuais, como: marco arquitetônico, uso de formas geométricas e aproximação aos princípios da arquitetura moderna.

Palavras-chave : Grupos escolares; Arquitetura; Rio Grande do Sul.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )