SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Fundamentos del Compendio de Pedagogía de Marciano Puentes: la educación prepara al hombre para dos existencias sucesivas, una en la tierra y otra en el céoLa Escuelalogía como una propuesta de la pedagogía Antipoffiana para la formación de profesores en Minas Gerais en la década de 1930 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

VASCONCELOS, Kelly Rocha de Matos  y  KUHLMANN JUNIOR, Moysés. Educação infantil e mulheres no Jornal do Comércio: Manaus, década de 1970. Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e131.  Epub 13-Sep-2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-131.

O artigo analisa a publicação de notícias sobre educação das crianças de 0 a 7 anos de idade, na década de 1970, no Jornal do Comércio do Amazonas. Segue a perspectiva da história social e cultural e situa a educação no quadro das relações sociais. O texto apresenta uma contextualização da Educação Infantil no período e do jornal pesquisado, para em seguida tratar das notícias. Selecionamos oito artigos localizados no Caderno Feminino e na coluna Mulher, sobre os seguintes temas: políticas de creche e jardim de infância; importância do brinquedo, da atividade de brincar e da socialização para o desenvolvimento da criança; transição da pré-escola para o 1º grau e férias escolares. Conclui-se que, no contexto de expansão da educação pré-escolar naquele período, o jornal privilegiou a discussão sobre a educação infantil nas seções para as mulheres, sem uma clara distinção entre o espaço doméstico e o público.

Palabras clave : Educação Infantil; Amazonas; Imprensa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )