SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21La Escuelalogía como una propuesta de la pedagogía Antipoffiana para la formación de profesores en Minas Gerais en la década de 1930Letras del oficio: Coelho Netto al frente de la Escuela Dramática (1910-1934) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

SANI, Roberto  y  MEDA, Juri. “School memories between Social Perception and Collective Representation”. Um projeto de pesquisa inovador e com vocação internacional. Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e133.  Epub 13-Sep-2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-133.

Este artigo descreve a atividade promovida entre 2019 e 2021 na unidade de pesquisa local relacionada ao projeto de pesquisa “School Memories between Social Perception and Collective Representation (Italy, 1861-2001)”, que se propõe estudar a memória escolar como prática individual, coletiva e publica de reevocação de um passado comum escolar através da realização do portal www.memoriscolastica.it e de oito repertórios eletrônicos relativos as várias formas desta memória. O projeto apostou na divulgação dos resultados da pesquisa cientifica com o público não especialista e a experimentar novas formas de comunicação cientifica, acessível gratuitamente online, na perspectiva de cumprir com a open Science policy do novo programa da União Europeia para pesquisa e inovação entre 2021 - 2027.

Palabras clave : História da Educação; Memória Escolar; Bancos de Dados; Ciência Aberta; Itália.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )