SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21“School memories between Social Perception and Collective Representation”. An innovative research project with a marked international vocationEnglish language in the Classes Integrais in the 1960s: a study at Colégio Estadual do Paraná author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

SILVA, Shayenne Schneider  and  MIGNOT, Ana Chrystina Venancio. Cartas do ofício: Coelho Netto à frente da Escola Dramática (1910-1934). Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e134.  Epub Sep 13, 2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-134.

Interpretar a atuação de Henrique Maximiano Coelho Netto, enquanto diretor e professor da Escola Dramática, é objetivo do presente artigo. Para tal, recorremos à correspondência desse homem de letras localizada de forma dispersa na Fundação Biblioteca Nacional e na Academia Brasileira de Letras, na qual a vida desse sujeito se entrecruzava com a cena literária e educacional da cidade do Rio de Janeiro, então capital da República. Trabalhamos, assim, na perspectiva da história da cultura escrita, o que nos possibilitou interpretar essas missivas, refletindo sobre os destinatários e remetentes desse professor, enquanto diretor da escola; a finalidade e o contexto da escrita; bem como a relação que ele mantinha com seus interlocutores e a escola em questão. Deste modo, pretendemos ampliar o conhecimento acerca da história desta instituição criada na Primeira República e, sobretudo a respeito de Coelho Netto que teve sua atuação no magistério ofuscada frente às suas outras facetas.

Keywords : Coelho Netto; Cartas; Escola Dramática.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )