SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21“School memories between Social Perception and Collective Representation”. Un proyecto de investigación innovador con vocación internacionalIdioma inglés en las Clases Integrales en la década de 1960: un estudio en el Colégio Estadual do Paraná índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

SILVA, Shayenne Schneider  y  MIGNOT, Ana Chrystina Venancio. Cartas do ofício: Coelho Netto à frente da Escola Dramática (1910-1934). Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e134.  Epub 13-Sep-2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-134.

Interpretar a atuação de Henrique Maximiano Coelho Netto, enquanto diretor e professor da Escola Dramática, é objetivo do presente artigo. Para tal, recorremos à correspondência desse homem de letras localizada de forma dispersa na Fundação Biblioteca Nacional e na Academia Brasileira de Letras, na qual a vida desse sujeito se entrecruzava com a cena literária e educacional da cidade do Rio de Janeiro, então capital da República. Trabalhamos, assim, na perspectiva da história da cultura escrita, o que nos possibilitou interpretar essas missivas, refletindo sobre os destinatários e remetentes desse professor, enquanto diretor da escola; a finalidade e o contexto da escrita; bem como a relação que ele mantinha com seus interlocutores e a escola em questão. Deste modo, pretendemos ampliar o conhecimento acerca da história desta instituição criada na Primeira República e, sobretudo a respeito de Coelho Netto que teve sua atuação no magistério ofuscada frente às suas outras facetas.

Palabras clave : Coelho Netto; Cartas; Escola Dramática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )