SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21“School memories between Social Perception and Collective Representation”. Um projeto de pesquisa inovador e com vocação internacionalLíngua inglesa nas Classes Integrais nos anos 1960: um estudo no Colégio Estadual do Paraná índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

SILVA, Shayenne Schneider  e  MIGNOT, Ana Chrystina Venancio. Cartas do ofício: Coelho Netto à frente da Escola Dramática (1910-1934). Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e134.  Epub 13-Set-2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-134.

Interpretar a atuação de Henrique Maximiano Coelho Netto, enquanto diretor e professor da Escola Dramática, é objetivo do presente artigo. Para tal, recorremos à correspondência desse homem de letras localizada de forma dispersa na Fundação Biblioteca Nacional e na Academia Brasileira de Letras, na qual a vida desse sujeito se entrecruzava com a cena literária e educacional da cidade do Rio de Janeiro, então capital da República. Trabalhamos, assim, na perspectiva da história da cultura escrita, o que nos possibilitou interpretar essas missivas, refletindo sobre os destinatários e remetentes desse professor, enquanto diretor da escola; a finalidade e o contexto da escrita; bem como a relação que ele mantinha com seus interlocutores e a escola em questão. Deste modo, pretendemos ampliar o conhecimento acerca da história desta instituição criada na Primeira República e, sobretudo a respeito de Coelho Netto que teve sua atuação no magistério ofuscada frente às suas outras facetas.

Palavras-chave : Coelho Netto; Cartas; Escola Dramática.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )