SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Língua inglesa nas Classes Integrais nos anos 1960: um estudo no Colégio Estadual do ParanáDa escola distrital de habilitação para o magistério primário à escola de ensino normal de Leiria: uma análise a partir das atas do conselho escolar (1899-1919) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

MONCAO, Vinicius de Moraes. Novos olhares para a pesquisa em história da educação: análise da frequência de termos na revista The New Era via uso do software ATLAS.Ti. Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e136.  Epub 13-Set-2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-136.

O artigo tem como objetivo analisar a frequência absoluta de termos referentes as etapas de escolarização presentes na revista The New Era, órgão oficial em língua inglesa, da New Education Fellowship, publicadas entre 1920 e 1930. As discussões teóricas e metodológicas apoiam-se na intersecção das proposições oriundas da História Digital e da História da Educação. Como resultado, pode-se observar que o termo mais frequente na revista foi nursery school e que reflete o período das discussões sociais e educativas em curso no contexto britânico no período analisado. Por fim, frente à abordagem teórica e metodológica acionada no artigo, é possível pensar sobre a importância da constituição de uma História Digital da Educação como braço epistêmico que oportunize ao campo avanços nas discussões e análises de acervos digitais e digitalizados.

Palavras-chave : História da Educação; História Digital da Educação; Análise de frequência absoluta de termos.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )