SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21New insights on the history of education research: an Analysis of Term Frequency in the New Era Magazine via the ATLAS.Ti SoftwareEduardo Waller & Comp: the emergence of the school furniture industry in São Paulo (1895-1924) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

AVILA, Virgínia Pereira da Silva de  and  MAGALHAES, Justino. Da escola distrital de habilitação para o magistério primário à escola de ensino normal de Leiria: uma análise a partir das atas do conselho escolar (1899-1919). Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e137.  Epub Sep 13, 2022. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-137.

Este texto incide sobre a história da primeira escola de ensino normal do distrito de Leiria, Portugal, no período entre 1899 e 1919. A delimitação temporal compreende o início e o encerramento de suas atividades. Com base na análise da repercussão local das reformas de ensino, buscou identificar, integrar e explicar os principais eventos que marcaram a história da instituição. Tomou-se a sequência de acontecimentos e decisões mencionadas nas atas do Conselho escolar, como referência principal para definir o sentido histórico, em articulação com a análise longitudinal e cruzada das outras fontes internas. A história da escola de ensino normal de Leiria é também uma história regional e local, em total articulação com a história da profissão docente e como parte significativa da história da educação em Portugal.

Keywords : Magistério primário; Reformas de ensino; História da educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )