SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Crossed memories: reconstructing the history of training and work of teachers in rural elementary schools in São Paulo (1940-1970)Memories of teachers in the amazon region: work and ways of teaching in rural schools in the third quarter of the 20th Century author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

FERREIRA, Nilce Vieira Campos. Educar os habitantes do campo: a formação de professoras rurais e os Centros de Treinamento de Professores (1950 - 1963). Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e151.  Epub Aug 07, 2023. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-151.

Apresento algumas reflexões a partir de pesquisa bibliográfica e documental sobre a formação ofertada às professoras rurais nos centros de treinamento de professores e de auxiliares rurais, a partir da Campanha Nacional de Educação Rural - CNER, no recorte temporal entre os anos de 1950 e 1963. Entre as indagações destaco: como foram formadas as professoras normalistas rurais? Cotejo o discurso, as práticas de formação e de treinamentos de professoras, evidenciando o perfil político e ideológico, cujo principal intento era fixar a população campesina na “gleba saneada e produtiva”. Aliada à formação do magistério leigo, sob cuja responsabilidade se encontrava a maioria das escolas brasileiras, cuja principal finalidade da formação ofertada nos centros de treinamento e nos cursos normais rurais era instruir docentes que fossem atuar no meio rural, de modo a contribuir para evitar o êxodo de lavradores e a fuga dos elementos jovens e animosos, do campo para as cidades.

Keywords : Educação Rural; Centro de Treinamento de Professores Rurais; Campanha Nacional de Educação Rural - CNER.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )