SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Memorias cruzadas: reconstruyendo la historia de la formación y del trabajo docente en escuelas primarias rurales paulistas (1940-1970)Memorias de las docentes en la región amazónica: trabajo y formas de enseñar en las escuelas rurales en el tercer cuarto del Siglo XX índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

FERREIRA, Nilce Vieira Campos. Educar os habitantes do campo: a formação de professoras rurais e os Centros de Treinamento de Professores (1950 - 1963). Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e151.  Epub 07-Ago-2023. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-151.

Apresento algumas reflexões a partir de pesquisa bibliográfica e documental sobre a formação ofertada às professoras rurais nos centros de treinamento de professores e de auxiliares rurais, a partir da Campanha Nacional de Educação Rural - CNER, no recorte temporal entre os anos de 1950 e 1963. Entre as indagações destaco: como foram formadas as professoras normalistas rurais? Cotejo o discurso, as práticas de formação e de treinamentos de professoras, evidenciando o perfil político e ideológico, cujo principal intento era fixar a população campesina na “gleba saneada e produtiva”. Aliada à formação do magistério leigo, sob cuja responsabilidade se encontrava a maioria das escolas brasileiras, cuja principal finalidade da formação ofertada nos centros de treinamento e nos cursos normais rurais era instruir docentes que fossem atuar no meio rural, de modo a contribuir para evitar o êxodo de lavradores e a fuga dos elementos jovens e animosos, do campo para as cidades.

Palabras clave : Educação Rural; Centro de Treinamento de Professores Rurais; Campanha Nacional de Educação Rural - CNER.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )