SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22A promessa do mestre: a psicometria como ferramenta essencial para o desenvolvimento de práticas educativas e para a construção de uma pedagogia clínica experimental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

MASOLIKOVA, Natalia  e  SOROKINA, Marina. Entre Guerras e Revoluções: Atividades de Helena Antipoff na Rússia bolchevique (1917-1924). Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e155.  Epub 07-Ago-2023. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-155.

O artigo trata da trajetória profissional da psicóloga russa Helena Antipoff (1892-1974) na Rússia Soviética, entre 1917 e 1924, após retornar de sua estada educacional em Paris e Genebra, e antes de migrar para o Brasil em 1929. Durante o breve período soviético, Helena foi testemunha e participante ativa nas grandiosas e dramáticas mudanças do país. Seu trabalho, assim como o trabalho de outros cientistas russos que migraram para outros países durante os anos de guerra e revolução social, agora está sendo amplamente estudado, e novos conhecimentos invertem algumas percepções e estereótipos estabelecidos sobre a história da psicologia na Rússia. O trabalho inicial de Antipoff nas comunidades psicológicas e educacionais russas estava ligado às intensas atividades científicas e sociais da escola de cientistas e psicólogos de São Petersburgo no período - Vladimir M. Bekhterev (1857-1927), Alexander F. Lazursky (1874 -1917), Alexander P. Nechaev (1870-1948), Mikhail Y. Basov (1892-1931), Adrian S. Griboedov (1875-1948) e outros. O trabalho profissional realizado por Helena nesse período de seis anos na Rússia focalizou áreas de intervenção sobre problemas psicológicos práticos da época entre as mais relevantes para o país (estudo de crianças em condições de vulnerabilidade, fome e orfandade; testes de nível mental visando evidenciar aumento ou redução de inteligência em condições de cataclismo social e guerra; comparação das habilidades intelectuais de crianças de diferentes grupos sociais e vivendo em diferentes países; diagnósticos sociais e psicológicos e distribuição de “meninos de rua” para diferentes tipos de instituições de atendimento e educação).

Palavras-chave : Helena Antipoff; Educação soviética; Mulheres na ciência; Educação Especial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )