SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22La promesa del maestro: la psicometría como herramienta esencial para el desarrollo de prácticas educativas y para la construcción de una pedagogía clínica experimentalI Congreso Internacional del Niño Deficiente: Brasil en la tierra de Pestalozzi índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

GOUVEA, Fernando César Ferreira  y  BORGES, Adriana Araújo Pereira. Helena Antipoff e Anísio Teixeira: diálogos no campo da História da Educação Especial no Brasil. Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e157.  Epub 07-Ago-2023. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-157.

Helena Antipoff e Anísio Teixeira foram importantes intelectuais do cenário educacional brasileiro do século 20. No entanto, a relação entre eles é pouco explorada. O objetivo do artigo foi analisar essa relação, a partir do aporte teórico da História Cultural e da História Política. Foram analisadas fontes documentais, incluindo a correspondência estabelecida entre os intelectuais, a partir da mediação de outra personagem importante, Helena Dias Carneiro. Os resultados demonstram que Antipoff e Teixeira podem ser considerados intelectuais de pensamento e ação, pois os dois se dedicaram às pesquisas, mas ao mesmo tempo atuaram fortemente no campo político e institucional. Foi possível perceber ainda, afinidades teóricas, como atesta a relação de ambos com a Escola Ativa e preocupações semelhantes no que se refere ao campo educacional da época.

Palabras clave : Helena Antipoff; Anísio Teixeira; Educação Especial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )