SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22A promessa do mestre: a psicometria como ferramenta essencial para o desenvolvimento de práticas educativas e para a construção de uma pedagogia clínica experimentalI Congresso Internacional de Pedagogia dos deficientes: o Brasil na terra de Pestalozzi índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

GOUVEA, Fernando César Ferreira  e  BORGES, Adriana Araújo Pereira. Helena Antipoff and Anísio Teixeira: dialogues in the field of the History of Special Education in Brazil. Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e157.  Epub 07-Ago-2023. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-157.

Helena Antipoff e Anísio Teixeira foram importantes intelectuais do cenário educacional brasileiro do século 20. No entanto, a relação entre eles é pouco explorada. O objetivo do artigo foi analisar essa relação, a partir do aporte teórico da História Cultural e da História Política. Foram analisadas fontes documentais, incluindo a correspondência estabelecida entre os intelectuais, a partir da mediação de outra personagem importante, Helena Dias Carneiro. Os resultados demonstram que Antipoff e Teixeira podem ser considerados intelectuais de pensamento e ação, pois os dois se dedicaram às pesquisas, mas ao mesmo tempo atuaram fortemente no campo político e institucional. Foi possível perceber ainda, afinidades teóricas, como atesta a relação de ambos com a Escola Ativa e preocupações semelhantes no que se refere ao campo educacional da época.

Palavras-chave : Helena Antipoff; Anísio Teixeira; Educação Especial.

        · resumo em Português | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )