SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Helena Antipoff y Anísio Teixeira: diálogos en el campo de la Historia de la Educación Especial en BrasilConstitución de la Educación Especial en Brasil: contribuciones de Sarah Couto Cesar y Olivia da Silva Pereira índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães  y  MAGALHAES, Justino. I Congresso Internacional de Pedagogia dos deficientes: o Brasil na terra de Pestalozzi. Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e158.  Epub 07-Ago-2023. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-158.

No estudo da história do atendimento educacional direcionado à criança com deficiência, é possível identificar a existência de interlocução constante entre ideias disseminadas no Brasil e a produção científica estrangeira. Com atenção ao contexto de trocas acadêmicas, os propósitos deste artigo são: dar a conhecer a realização do I Congresso Internacional da Criança Deficiente, realizado em 1939, em Genebra; analisar os principais temas e as principais perspectivas médicas, higienistas, psicológicas, pedagógicas presentes nas comunicações e nas teses apresentadas; focalizar no evento a participação de Thiago Würth, representante brasileiro; e identificar argumentos científicos expostos. Para o desenvolvimento deste trabalho, buscou-se como fontes as atas oficiais do Congresso e dois relatos elaborados pelo representante brasileiro. Na análise do material, foi possível identificar argumentos em torno das ideias de anormalidade, delinquência, inadaptação, que se relacionam a proposições pedagógicas prescritas no período.

Palabras clave : Infância anormal; Inadaptação; Educação Especial; Thiago Würth.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )